Educação e Democracia
[...]“uma sociedade autoritária, com tradição
autoritária, com organização autoritária e, não por acaso, articulados com
interesses autoritários de uma minoria, orienta-se na direção oposta à
democracia”. (Galina, 2007, p.9 apud
Paro 2005)
Sem dúvida
alguma, a sociedade brasileira é autoritária, pois é formada por instituições
que não prezam nem fomentam interações democráticas.
Dentre estas
instituições, podemos fazer uma análise a partir da escola, instituição que
abarca signos e significados reveladores de uma comunidade, portanto é possível
observar como a sociedade instrumentaliza a democracia por este viés.
É inegável que há realidades diversas no que tange à instituição escolar,
portanto diferentes maneiras de colocar em prática o que preconiza a [...] “LDB
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96, que estabelece
em seu art. 3º, inciso VIII, que um dos princípios que deve reger o ensino é a
gestão democrática. ” (Galina, 2007, p.2)
De fato, há escolas que por meio de seus Conselhos Escolares (CE’s),
tentam efetivar a gestão democrática, porém existem dispositivos legais que
criam obstáculos intransponíveis para que haja êxito no intento.
Por exemplo, o Conselho Escolar da escola onde atuo foi convocado
para participar, no ano de 2016, das discussões a respeito do Projeto
Político-Pedagógico (PPP). Após um longo
debate os participantes concordaram com parte do teor daquele mas perceberam
que seria necessário alterar alguns pontos do PPP, porém foram informados que
não seria possível fazer alterações no documento por determinação da Secretaria
de Educação do Estado.
De acordo com Galina (2007, p.21):
O ato de convocar a comunidade para repassar decisões que já foram
previamente tomadas pela escola ou de reunir professores para divulgar ações
pedagógicas que já foram articuladas pela equipe pedagógica não expressa
exatamente a opção por uma gestão de caráter democrático, embora atitudes como
essas sejam comuns em muitas escolas que se dizem democráticas.
Do mesmo modo como foi convocado para realizar a consulta e
deliberar sobre o PPP, o CE é solicitado para fiscalizar e dentre as
exigências, assinar decisões junto com a Direção e conforme a presidente
daquele esta é a função mais cobrada.
De fato, a existência de espaços de participação na gestão
democrática da escola pública depende das interações entre os atores
pertencentes à comunidade escolar, criando a cultura da participação e a
responsabilidade sobre decisões tomadas em conjunto, fora deste contexto as
relações autoritárias se sobreporão ao coletivo, pois este não assume o lugar
devido dentro da instituição.
Conforme (Galina, 2007, p.5 apud
Saviani 1999, p.54):
A relação entre educação e democracia se caracteriza pela
dependência e influência recíprocas. A democracia depende da educação para seu
fortalecimento e consolidação e a educação depende da democracia para seu pleno
desenvolvimento, pois a educação não é outra coisa senão uma relação entre
pessoas livres em graus diferentes de maturação humana.
Em vista disso, há que se fomentar discursos e práticas nas
instituições escolares que abarquem proposições democráticas e estas mantidas e
aperfeiçoadas poderão contribuir para que a sociedade galgue passos firmes e
contínuos em direção à Democracia.
Referências:
GALINA.
Irene de Fátima. Instâncias colegiadas: espaços de participação na gestão
democrática da escola pública. Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2022653/mod_resource/content/1/Espa%C3%A7os%20de%20Gest%C3%A3o%20Democr%C3%A1tica%20na%20Escola%20P%C3%BAblica.pdf Acesso em: 25/06/17
Excelente reflexão Mara! Os conceitos foram bem explicitados. Avante!!
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