quinta-feira, 1 de junho de 2017

Gestão Escolar 31 - O que caracteriza uma escola democrática?



                                              
                                          Fundamentos da gestão democrática

“ Democracia envolve a convivência entre sujeitos que se afirmam como tal. “ Professor Vitor Henrique Faro[i]

Indiscutivelmente a gestão democrática escolar tem como referencial a convivência entre os sujeitos pertencentes à comunidade que orbitam em torno da instituição e daquela derivam os fundamentos que darão sentido à instituição escolar.

Ainda de acordo com o professor Faro[ii], os fundamentos para que se efetive a gestão democrática escolar são: criar condições para que o educando queira aprender (ação dialógica); respeito mútuo pela subjetividade dos sujeitos, entre educador e educando; participação de todos os envolvidos na aquisição da cultura e dos conhecimentos, através dos Conselho escolar, Conselho de Classe, Reunião de Mães e Pais, Conselho de Pais/Mães e Professores, Assembleias Gerais e outros.

Contudo, é importante salientar que a Gestão Democrática do Ensino Público se torna um princípio constitucional somente em 1988 e somente em 1996, após muitas modificações, foi incluída na LDB-Lei 9.394 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)[iii]

Porém, ainda há escolas públicas que não conseguiram implementar a gestão democrática, dentre elas a instituição na qual leciono.
De fato, há um abismo entre os fundamentos preconizados acima e a gestão da escola onde trabalho, porém afirmo que há intenção de parte da equipe administrativo-pedagógica de apoiar o trabalho em sala de aula, mas os equívocos ocorrem quando não há circularidade das intenções, ações, proposições, ou seja, ficam entre o educador e a equipe e este é o limite.

Portanto, não há incentivo à convivência entre os sujeitos pertencentes à comunidade escolar e os canais de comunicação se tornam estanques impactando na qualidade das interações e a consequência inevitável diante deste quadro é a “criança não querer” aprender.



[i] https://www.youtube.com/watch?v=pGG3Or2WhQ8
[ii] http://www.vitorparo.com.br/
[iii] https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/1996540/mod_resource/content/1/quadro_historico.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

                                            Estudo e pesquisa: exigência docente        Ensejando a continuidade dos estudos e porvent...