Cultura organizacional: escola em construção
Sem dúvida alguma, a institucionalização
da cultura organizacional democrática será resultado de relações horizontais,
pois estas pressupõem a participação de todos e todas que trabalham na instituição
assim como a comunidade escolar e esta e aquelas (e) atores participam das
discussões, planejamentos e decisões de maneira igualitária, sem haver
preponderância de uns sobre as outros.
De fato, a humanidade tece seu devir
através das tensões geradas pelas interações cotidianas e a cultura é o acúmulo
de soluções resultantes daquelas, portanto a cultura organizacional democrática
é realidade construída[i].
Sendo construção coletiva e horizontal, as decisões serão responsabilidade de
todos os envolvidos no processo de elaboração do PPP e do Regimento Escolar,
documentos basilares no cotidiano escolar.
Consequentemente, as relações resultantes
deste processo democrático serão de respeito mútuo e os princípios norteadores
gravados nos documentos acima citados, serão acatados.
A responsabilidade por fomentar e
preservar a gestão democrática na escola é de todos os envolvidos na realidade
escolar, ou seja, professores, alunos, funcionários, pais e
comunidade.
“Assim, entende-se que os primeiros (desejos) só alcançarão concretude
(regras) quando consensualmente transformados em caminhos por onde passarão os
diferentes segmentos da escola - configurando-se assim um pacto de convivência
- e onde as regras só alcançarão sentido quando enraizadas num quadro teórico
que as fertilize e lhes ofereça legitimidade. ” (Silva & Bairros, p. 5)
Referências:
BAIRROS. M.S.; SILVA. M.B.G. PROJETO
POLÍTICO PEDAGÓGICO E REGIMENTO ESCOLAR: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA
ESCOLA PÚBLICA DEMOCRÁTICA Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2010303/mod_resource/content/2/PPP.pdf
Acesso: 13/06/2017
MARQUES. Luciana Rosa. A formação de uma cultura democrática na
gestão da escola pública: analisando o discurso dos conselheiros escolares.
Educação & Sociedade. Vol.33 no.121 Campinas Oct./Dec. 2012. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400014#nt
Acesso: 13/06/2017
[i] Assim,
a cultura organizacional pode ser considerada a forma como as coisas acontecem
no âmbito de uma instituição, dirigindo a atenção para o significado simbólico
dos aspectos racionais da vida organizacional, o que permite o entendimento de
significados subjetivos das estruturas e práticas, fundamentais ao entendimento
do funcionamento "cotidiano" da organização. Nesse sentido, a
organização pode ser considerada como uma realidade construída. (MARQUES,
2012)
Olá Mara!
ResponderExcluirMuito boa tua reflexão, uma boa gestão na escola faz muito diferença.
Att,
Rocheli