terça-feira, 13 de junho de 2017



                             Cultura organizacional: escola em construção

Sem dúvida alguma, a institucionalização da cultura organizacional democrática será resultado de relações horizontais, pois estas pressupõem a participação de todos e todas que trabalham na instituição assim como a comunidade escolar e esta e aquelas (e) atores participam das discussões, planejamentos e decisões de maneira igualitária, sem haver preponderância de uns sobre as outros.

De fato, a humanidade tece seu devir através das tensões geradas pelas interações cotidianas e a cultura é o acúmulo de soluções resultantes daquelas, portanto a cultura organizacional democrática é realidade construída[i]

Sendo construção coletiva e horizontal, as decisões serão responsabilidade de todos os envolvidos no processo de elaboração do PPP e do Regimento Escolar, documentos basilares no cotidiano escolar.

Consequentemente, as relações resultantes deste processo democrático serão de respeito mútuo e os princípios norteadores gravados nos documentos acima citados, serão acatados.
A responsabilidade por fomentar e preservar a gestão democrática na escola é de todos os envolvidos na realidade escolar, ou seja, professores, alunos, funcionários, pais e comunidade.


   “Assim, entende-se que os primeiros (desejos) só alcançarão concretude (regras) quando consensualmente transformados em caminhos por onde passarão os diferentes segmentos da escola - configurando-se assim um pacto de convivência - e onde as regras só alcançarão sentido quando enraizadas num quadro teórico que as fertilize e lhes ofereça legitimidade. ” (Silva & Bairros, p. 5)

Referências:
BAIRROS. M.S.; SILVA. M.B.G. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E REGIMENTO ESCOLAR: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DEMOCRÁTICA Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2010303/mod_resource/content/2/PPP.pdf Acesso: 13/06/2017
MARQUES. Luciana Rosa. A formação de uma cultura democrática na gestão da escola pública: analisando o discurso dos conselheiros escolares. Educação & Sociedade. Vol.33 no.121 Campinas Oct./Dec. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400014#nt Acesso: 13/06/2017






[i] Assim, a cultura organizacional pode ser considerada a forma como as coisas acontecem no âmbito de uma instituição, dirigindo a atenção para o significado simbólico dos aspectos racionais da vida organizacional, o que permite o entendimento de significados subjetivos das estruturas e práticas, fundamentais ao entendimento do funcionamento "cotidiano" da organização. Nesse sentido, a organização pode ser considerada como uma realidade construída. (MARQUES, 2012)

Um comentário:

  1. Olá Mara!
    Muito boa tua reflexão, uma boa gestão na escola faz muito diferença.
    Att,
    Rocheli

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