quinta-feira, 8 de junho de 2017

   


                                                                       

                                                        Perseverar e construir
                                                                            

 Reflexão sobre o trabalho desenvolvido a partir de uma pergunta que gerou entre os alunos de minha turma alvoroço e curiosidade.
   Até o momento já conseguimos elaborar, dentro do Projeto de Aprendizagem delineado, dois Mapas Conceituais e estes proporcionaram uma reflexão para que eu possa continuar o planejamento dos encaminhamentos necessários para a conclusão do projeto.



http://professoracarina.blogspot.com.br/2011/01/desenhos-para-colorir-tema-escolar.htm


                        

                             O encantamento pelo inusitado  


    O inusitado é a chave para novos questionamentos.

   Dito isso, não há como negar que da pergunta concebida em meio à conversa geradora de toda a pesquisa, muitos conhecimentos foram sendo lapidados, por exemplo, as formas geométricas, o meio ambiente aquático, o peso dos animais e a construção do esquema que resultou nos mapas acima.
  Ao iniciar o esboço, solicitei que os alunos fossem citando, das anotações que fizeram as dúvidas, certezas e as derivações daquelas. E nesta etapa constatei a seriedade com que trataram o tema, pois a turma como um todo manteve atenção e respeito enquanto anotávamos e algumas considerações feitas, foram acompanhadas do silêncio respeitoso. 

 Penso ser um caminho interessante para eu, no papel de educadora e graduanda, perseguir e perseverar, apesar de saber que a instituição escolar carece da gestão democrática e desta deriva interações que acolhem pesquisas, que são ferramentas imprescindíveis para a formação do indivíduo autônomo e responsável pela construção do conhecimento pessoal.



































Nenhum comentário:

Postar um comentário

                                            Estudo e pesquisa: exigência docente        Ensejando a continuidade dos estudos e porvent...