Perseverar e construir
Reflexão sobre o trabalho desenvolvido a partir de uma pergunta que gerou entre os alunos de minha turma alvoroço e curiosidade.
Até o momento já conseguimos elaborar, dentro do Projeto de Aprendizagem delineado, dois Mapas Conceituais e estes proporcionaram
uma reflexão para que eu possa continuar o planejamento dos encaminhamentos
necessários para a conclusão do projeto.
![]() |
http://professoracarina.blogspot.com.br/2011/01/desenhos-para-colorir-tema-escolar.htm |
O encantamento pelo inusitado
O inusitado é a chave para novos
questionamentos.
Dito isso, não há
como negar que da pergunta concebida em meio à conversa geradora de toda a
pesquisa, muitos conhecimentos foram sendo lapidados, por exemplo, as formas
geométricas, o meio ambiente aquático, o peso dos animais e a construção do
esquema que resultou nos mapas acima.
Ao iniciar o esboço,
solicitei que os alunos fossem citando, das anotações que fizeram as dúvidas,
certezas e as derivações daquelas. E nesta etapa constatei a seriedade com que
trataram o tema, pois a turma como um todo manteve atenção e respeito enquanto
anotávamos e algumas considerações feitas, foram acompanhadas do silêncio
respeitoso.
Penso ser um caminho
interessante para eu, no papel de educadora e graduanda, perseguir e
perseverar, apesar de saber que a instituição escolar carece da gestão
democrática e desta deriva interações que acolhem pesquisas, que são
ferramentas imprescindíveis para a formação do indivíduo autônomo e responsável
pela construção do conhecimento pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário