domingo, 31 de dezembro de 2017

          

                A transcrição publicada é resultado da solicitação feita pela professora Luciane Magalhães Corte Real da Interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II/2017 - 2 


                  APLICAÇÃO, TRANSCRIÇÃO E ANÁLISE DE PROVA DO MÉTODO CLÍNICO

Aplicação da Prova Operatória “Conservação de volume”
Material utilizado: massa de modelar/Plasticina, um copo com água, uma borrachinha/atilho.
Professor aplicador: Mara Regina Barcellos da Cunha
Aluno/Idade/Ano: R/6 anos e 11 meses/1º Ano
Legenda dos tipos de letras utilizada na transcrição: Arial itálico nas perguntas, Arial em negrito nas respostas e Arial nos comentários e descrições do processo feitos pelo professor.

Conversei com a professora do 1º Ano que leciona na mesma escola na qual trabalho e solicitei que ela indicasse um aluno para participar do exercício proposto pela Interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II e a colega indicou R que, depois de ouvir qual a proposta de trabalho, aceitou prontamente.
Fomos eu e R para a minha sala de aula que já estava preparada para a experimentação, com duas carteiras unidas e o material sobre elas. Solicitei para R que conferisse se o material listado estava todo ali e ele aquiesceu, dizendo que a caixinha de massinha de modelar era muito colorida e que a cor preferida é o amarelo.
Aproveitei o ensejo e disse a ele que confeccionasse a nossa bolinha para iniciarmos a experiência e depois de pronta R pediu para fazer mais uma bolinha, a de cor salmão. Prontas as bolinhas, convidei-o para sentar e iniciei a gravação que está transcrita e registrada abaixo.
Transcrição:
Vamos fazer uma pesquisa. Uma pesquisa que a gente vai utilizar massinha de modelar, uma borrachinha e um copo de água, tá Rodrigo? Então tá. Então vamos ver. O nosso material já está aqui na mesa, o R me ajudou a fazer duas bolinhas de massinha de modelar, uma amarela maravilhosa e uma cor salmão e ele agora vai ver comigo onde essa água tá, que altura ela tá no copo e depois a gente vai brincar com a bolinha na água. Tá, R? Tá bom? Então tá. Então vamos lá colocar a borrachinha até a altura da água ali, abre bem, tu vai conseguir fazer sozinho, o outro copo tava difícil, isso. Vai até onde a água tá. Bem certinho. Ficou bem certinho. Tu é um ajudante de primeira da prof. Agora escolhe uma das bolinhas, a salmão ou a amarelinha. Essa! Aiiii... tá melecada! Depois tu lava a mãozinha. Pega a bolinha... uiiiii ( R sente que a massinha está visguenta) Vou te ajudar! Tá molhadinha. Tá meia visguenta, parece uma lesminha, né? Depois a gente lava a mãozinha. Coloca no copo e vamos ver onde que a água vai? Aiiii... (R ao colocar a bolinha amarela no copo) Olha ali! Qual a mágica que aconteceu? Ela ficou... a água ficou toda amarela. Ficou amarela. Porque que ela ficou amarela? É por causa se você botar um pouco de água  a cor fica mais amarela. Fica mais amarela. Ela ficou amarela porque tem mais água? UhhhUhhh... é porque você precisa botar desse tamanhinho (R aponta para o copo e mexe na borrachinha) Não mexe na borrachinha. Me diz uma coisa R, onde a água ficou agora, tá na mesma linha da borrachinha ou ela tá em outro lugar? Tá em outro lugar. Aonde que ela tá? O que aconteceu com a água? Ela ficou toda amarela porque se você fazer uma obra de arte ela fica toda amarela. Ela fica amarela. Tá. Lembra que eu te falei que a gente ia observar a água? A gente já falou da cor. Mas assim... nós tínhamos marcado a água com esta faixinha amarela, que é a borrachinha e a água tá bem nessa marca. E agora? Onde a água tá? Aqui em cima só que você porque a água tá em cima daqui, você botou um pouco demais embaixo , daí você não conseguiu fazer certinho (neste momento R tenta responder ao questionamento sobre o volume, pois foi instigado a fazê-lo, porém é notável que a elaboração que resultou na resposta foi somente para oferecer uma afirmativa e não como conclusão ao fato destacado, pois o foco de R, desde o início é a coloração da água e a contribuição das cores das massinhas na composição daquela) Vamos fazer uma coisa agora? Vamos tirar a bolinha dali de dentro e ver o que acontece com a água? Olha onde é que tá a água. Tá vendo onde que tá a água? Tá observando? Eu vou tirar a bolinha daqui. Espero que não exploda. Não tem como explodir. Sabe porque não tem como explodir? Ela é uma massinha de modelar e ela não tem nada que exploda n’água, porque até agora não explodiu, né? Vamos tirar a borrachinha(bolinha) daqui? Agora, onde é que foi parar a água? A água foi parar bem na amarela, só que você tirou a bolinha de modelar e ela ficou bem assim, igual aquela amarela (apontando para a bandeja com as bolinhas). Ficou igual o que? Ficou igual essa massinha amarela. Ahhhh... ficou com a cor amarela? AhhhAh!... só que era transparente(apontando para a bolinha na bandeja) aqui e essa era mais clara (apontando para o copo) Uhhhh... isso mesmo. A cor agora é diferente do início. Muito bem! Se a gente tivesse colocado a cor salmão, que que ia acontecer? A bolinha salmão, que que ia acontecer? Ela ia ficar igual a essa cor (apontando para a bandeja) Igual a cor que a gente ia colocar. A cor da pele. Salmão é a cor da pele. A minha é mais vermelhinha. E a tua? A minha era mais clara. Mais clara. É. Então tá. Vamos fazer um acordo? UhhhUh! Podemos fazer uma (bolinha) com a massinha cor de rosa? (apontando para a minha pulseira rosa) Podemos. Mas antes posso te pedir uma coisa? Uhhhh? Vamos fazer (uma bolinha) com a massinha branca? Branca? É. AhhAh! Tu pode me ajudar? Aí vou te contar um segredo. Conta! Se você saber eu vou te dar uma resposta. Tá! Faz uma bolinha branca prá nós e não coloca na bandejinha. (R fica fazendo a bolinha branca) E nós vamos trocar de água. (Levanto) Vou trocar de água. Fiz uma obra de arte.(R fez a bolinha e a ela se refere assim) Fez uma obra de arte lindona! Fica mostrando para o telefone a obra de arte? UhhhUh! Vou só trocar a água. R fica feliz fazendo a bolinha e mostrando para a câmera do celular. (Ao retornar com a água ele me mostra a bolinha) Tá pronta? Eu falei tudo prá câmera. Falou? Que legal! Trouxe a água novinha, sem cor amarela, tava amarela a cor. Então, antes de colocar a bolinha branca eu vou pedir que tu marque de novo a altura da água como tu fez antes, com bastante precisão. Bota de novo no lugar certinho. Isso! (R coloca bem precisa a borrachinha) Bem marcadinho que eu sei que tu consegue. Bem certinho! A água tá limpa? Tá certinho? UhhhUh!! Vamos ver o que acontece quando a gente coloca a bolinha branca? Vamos lá então... (R coloca a bolinha branca na água) Observa bem! Que aconteceu com a água agora? Ela ficou branca, porque a água não fica tão branca igual a água azul. Mais quando é azul? A branca não é muito? A água não fica cor branca, ela fica mais, e não fica branca. (R altera a altura da borrachinha para acompanhar a altura da água após colocar a bolinha) O que tu fez com a borrachinha? Ela ficou parada. Tu não mexeu nela agora? Tinha mexido nela? UhhhUh! Tinha mexido. É! Mas não aconteceu nada. Arruma bem direitinho na linha da água que eu vou te mostrar uma coisa. (R arruma e ajusta após eu avisar que estava ainda desalinhada) Arruma bem ali, na linha da água e observa onde ela tá. Agora quero que falo sobre a água. Vamos ver se a gente consegue? Vou tirar a bolinha. Olha! O que que aconteceu com a água? (R mexe na borrachinha) Não mexe... Tá! A professora precisava que tu não mexesse. Por que que tu mexeu na borrachinha? Eu mexi porque ela tava parada e para ficar no mesmo lugar que ela tava. Ahhh... tu queria que ela ficasse no mesmo lugar que ela tava. Ok! Tu mexeu por isso, né? UhhhUh! Muito bem! Quando tu mexeu na borrachinha na primeira vez, lembra que tu tinha mexido na borrachinha? Por que tu mexeu na primeira vez? É por que eu queria saber se ela tava certa ou não. Tá certo então...
Foi muito bom o nosso trabalho! Tu gostou? UhhhUh!
Encerrada a atividade, agradeci a participação dele e ofereci para ela as bolinhas e outra cor de massinha para que ela levasse para casa e a escolha recaiu sobre a massinha cor de rosa, escolha feita durante o processo.
Análise:
 A proposta de trabalho sugerida pela Interdisciplina foi desafiante por diferentes motivos, quais sejam, o despreparo da aplicadora e a riqueza oferecida pelo diálogo desenvolvido com o aluno. A proposição inicial era que ele se detivesse no volume da água, porém R se interessou pelo resultado da cor da massinha sobre a água.
No decorrer da investigação, de maneiras distintas, tentei reconduzi-lo ao ponto inicial da investigação até que em um dado momento ele constrói uma resposta para satisfazer a questão sobre o volume, porém permanece instigado pelas cores.
A conclusão inicial é que em uma investigação poderão surgir vários indícios que podem fornecer ao professor-pesquisador variáveis para o planejamento e a avaliação, porém, para tal é necessário conhecer o Método Clínico Piagetiano de forma a capacitar o trabalho futuro.

Referência:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

                                            Estudo e pesquisa: exigência docente        Ensejando a continuidade dos estudos e porvent...