domingo, 31 de dezembro de 2017


                           Laudo médico: soluções e entraves

A Nota Técnica 04/2014 do MEC/SECADI/DPEE orienta quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, elencando considerações que iluminam a disposição sobre o assunto, dentre aquelas destaco duas que apresentam contradições quanto à aplicabilidade no que tange à elaboração e execução do plano de AEE[i].
Por um lado, a Nota Técnica acima citada assevera que

“a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU 2006), promulgada no Brasil com status de Emenda Constitucional por meio do Decreto Legislativo nº. 186/2008 e Decreto Executivo n°6.949/2009, estabelece o compromisso dos Estados-Parte de assegurar às pessoas com deficiência um sistema educacional inclusivo em todos os níveis de ensino, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social, compatível com a meta de inclusão plena ”[ii]


Por outro, afirma

“Neste liame não se pode considerar imprescindível a apresentação de laudo médico (diagnóstico clínico) por parte do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação, uma vez que o AEE caracteriza-se por atendimento pedagógico e não clínico.”

Se há previsão legal para que os Estados-parte assegurem às pessoas com deficiência um sistema educacional inclusivo, como o farão se não há laudo que referende o aporte de investimento necessário?
Também, há na Nota Técnica a citação da Resolução CNE/CEB, nº 4/2009, que afirma que


cabe à escola, fazer constar no Projeto Político Pedagógico, detalhamento sobre: “II - a matrícula de alunos no AEE; III - cronograma de atendimento aos alunos; VI – outros profissionais da educação e outros que atuem no apoio”, conforme art. 10.


Como suprir a necessidade de profissionais que apoiem o trabalho docente junto às crianças com deficiência e que portanto necessitam de atendimento de suas especificidades educacionais?





[i] Plano de Atendimento Educacional Especializado
[ii]https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2177361/mod_resource/content/1/Nota%20T%C3%A9cnica%20n%C2%BA%20042014.pdf

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