Signos e
modelos
A partir da atividade proposta pela
Interdisciplina DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO, dissertei sobre algumas
questões, abaixo elencadas.
- Quais seriam seus desafios frente a
essa criança?
Sem dúvida
alguma seria instiga-lo a percorrer diferentes caminhos, desbravar
dificuldades, oferecer diferentes leituras e interpretações do mundo, através
de imagens, sons, textos, ou seja, produções de diferentes ideias do mundo que
nos cerca para que o
nosso menino[i] posso
sentir-se à vontade para interpretá-lo a sua maneira. Desta forma, a
sensibilidade daquele estaria preparada para sorver/fruir/sentir o mundo que o
rodeia.
O menino
tornou-se refém de modelos de representação do mundo, pois só havia o modelo
imposto/oferecido pela professora que a seu turno também repetia o que lhe foi
apresentado enquanto aluna.
De acordo com
Miguel Arroyo, 2002, p.124
[...]
“as lembranças dos mestres que tivemos podem ter sido nosso primeiro
aprendizado como professores. Suas imagens nos acompanham como as primeiras
aprendizagens” [...]
Os modelos
pedagógicos e epistemológicos demonstram como as ações desenvolvidas em sala de
aula impactam na aprendizagem e no desenvolvimento da criança, portanto é
necessário e indispensável conhecê-los para, como mediadores do conhecimento,
escolher as estratégias que possam habilitar os indivíduos (criança,
adolescente, adulto) a “não
andar a reboque[ii] da
história, mas para fazer história; para ser sujeito, portanto.” Fernando Becker
- Quais atividades você, enquanto
professor/a,desenvolve com seus alunos de modo a possibilitar que estes
cresçam com autonomia e desenvolvam sua criatividade?
O planejamento
diário prevê uma obra literária, direcionada para a faixa etária e, a partir
desta realizo roda de conversa, na qual as crianças relatam fatos e fazem
comentários relativos ao enredo daquela. Dos livros apresentados compilo as imagens
para que possam perceber diferentes traços, comentando que estes são autorais,
os gêneros literários são apresentados em diferentes versões e sobre estas
destaco igualmente a autoria.
No que tange à
criatividade, penso ser necessário o estímulo constante para que representem
livremente.
Para Becker[iii]
“Trata-se,
também, de recriar cada conhecimento que a humanidade já criou (pois não há
outra forma de entender-se a aprendizagem, segundo a psicologia genética
piagetiana - só se aprende o que é (re)criado para si e, sobretudo, de criar conhecimentos
novos: novas respostas para antigas perguntas e novas perguntas refazendo antigas
respostas; e, não em última análise, respostas novas para perguntas novas.”
- Que marcas da sua prática pedagógica
você gostaria de deixar nos seus alunos?
Indiscutivelmente,
gostaria que os signos da curiosidade, criatividade, autoria, busca pela
novidade, coragem, autonomia, respeito pelo Outro e pelo conhecimento
engendrado pela humanidade e este passível de ser recriado sejam as marcas
principais daqueles indivíduos que eu puder privar no âmbito escolar e fora
deste.
Conforme Becker[iv]
“O resultado dessa sala de aula é a
construção e a descoberta do novo, é a criação de uma atitude de busca, e de
coragem que esta busca exige. Esta sala de aula não reproduz o passado pelo
passado, mas debruça-se sobre o passado porque aí se encontra o embrião do
futuro. Vive-se intensamente o presente
na medida em que se constrói o futuro, buscando no passado sua fecundação.”
[ii]https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2366406/mod_resource/content/1/Modelos%20pedag%C3%B3gicos%20e%20modelos%20epistemol%C3%B3gicos%20de%20Fernando%20Becker%20.pdf
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