quinta-feira, 26 de abril de 2018


                                     

                                                Signos e modelos 

         A partir da atividade proposta pela Interdisciplina DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO, dissertei sobre algumas questões, abaixo elencadas.

  1. Quais seriam seus desafios frente a essa criança?

Sem dúvida alguma seria instiga-lo a percorrer diferentes caminhos, desbravar dificuldades, oferecer diferentes leituras e interpretações do mundo, através de imagens, sons, textos, ou seja, produções de diferentes ideias do mundo que nos cerca para que o nosso menino[i] posso sentir-se à vontade para interpretá-lo a sua maneira. Desta forma, a sensibilidade daquele estaria preparada para sorver/fruir/sentir o mundo que o rodeia.
O menino tornou-se refém de modelos de representação do mundo, pois só havia o modelo imposto/oferecido pela professora que a seu turno também repetia o que lhe foi apresentado enquanto aluna.
De acordo com Miguel Arroyo, 2002, p.124


 [...] “as lembranças dos mestres que tivemos podem ter sido nosso primeiro aprendizado como professores. Suas imagens nos acompanham como as primeiras aprendizagens” [...]



Os modelos pedagógicos e epistemológicos demonstram como as ações desenvolvidas em sala de aula impactam na aprendizagem e no desenvolvimento da criança, portanto é necessário e indispensável conhecê-los para, como mediadores do conhecimento, escolher as estratégias que possam habilitar os indivíduos (criança, adolescente, adulto) a “não andar a reboque[ii] da história, mas para fazer história; para ser sujeito, portanto.” Fernando Becker



  1. Quais atividades você, enquanto professor/a,desenvolve com seus alunos de modo a possibilitar que estes cresçam com autonomia e desenvolvam sua criatividade?

O planejamento diário prevê uma obra literária, direcionada para a faixa etária e, a partir desta realizo roda de conversa, na qual as crianças relatam fatos e fazem comentários relativos ao enredo daquela. Dos livros apresentados compilo as imagens para que possam perceber diferentes traços, comentando que estes são autorais, os gêneros literários são apresentados em diferentes versões e sobre estas destaco igualmente a autoria.
No que tange à criatividade, penso ser necessário o estímulo constante para que representem livremente.
Para Becker[iii]


 “Trata-se, também, de recriar cada conhecimento que a humanidade já criou (pois não há outra forma de entender-se a aprendizagem, segundo a psicologia genética piagetiana - só se aprende o que é (re)criado para si e, sobretudo, de criar conhecimentos novos: novas respostas para antigas perguntas e novas perguntas refazendo antigas respostas; e, não em última análise, respostas novas para perguntas novas.”


  1. Que marcas da sua prática pedagógica você gostaria de deixar nos seus alunos?

Indiscutivelmente, gostaria que os signos da curiosidade, criatividade, autoria, busca pela novidade, coragem, autonomia, respeito pelo Outro e pelo conhecimento engendrado pela humanidade e este passível de ser recriado sejam as marcas principais daqueles indivíduos que eu puder privar no âmbito escolar e fora deste.
Conforme Becker[iv]


“O resultado dessa sala de aula é a construção e a descoberta do novo, é a criação de uma atitude de busca, e de coragem que esta busca exige. Esta sala de aula não reproduz o passado pelo passado, mas debruça-se sobre o passado porque aí se encontra o embrião do
futuro. Vive-se intensamente o presente na medida em que se constrói o futuro, buscando no passado sua fecundação.”





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