quinta-feira, 26 de abril de 2018


                                    

                              Aprendizagem e sensibilidade

          Escrita desenvolvida a partir da atividade proposta pela Interdisciplina Didática, Planejamento e Avvaliação[i]

Como você imagina que este material didático era utilizado nas atividades escolares?
Penso que o material era utilizado após os alunos fazerem experiências sensoriais, brincadeiras, conversas sobre assuntos pertinentes à infância e  música a permear as atividades. Após as atividades, eram apresentadas as unidades fônicas/grafemas, as atividades lúdicas/pedagógicas.

Você encontra no seu cotidiano escolar elementos da pedagogia do Comênio? Elabore um pequeno texto analisando as relações entre as ideias deste autor e seu contexto de trabalho.
Sem dúvida alguma, encontramos no cotidiano escolar elementos da pedagogia de Comênio, porém aqueles não fazem parte do planejamento pedagógico das escolas, mas no planejamento individual, ou seja, algumas/ns professoras/es pensam as aulas do mesmo modo como Comênio propôs que fossem preparadas e desenvolvidas.
Uma vez que algumas/ns professoras/es planejam as aulas cuidando da motivação das crianças, a partir das necessidades e capacidades daquelas, do estímulo para que a natureza seja percebida através dos sentidos, observando a alternância entre descanso, brincadeiras, música, conversa e atividades dirigidas, há entre as ideias de Comênio e estas/es professoras/es similaridades.
De acordo com Comênio

“A proa e a popa da nossa Didáctica será investigar e descobrir o método segundo o qual os professores ensinem menos e os estudantes aprendam mais; nas escolas, haja menos barulho, menos enfado, menos trabalho inútil”[...] Excerto de DIDÁTICA MAGNA Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos, de João Amos Komensky (Comênio)[ii]


Portanto, urge que as escolas planejem aulas que sejam sedutoras, acolhedoras das capacidades e necessidades das crianças para que todas/os professoras/as “ensinem menos e as crianças aprendam mais”.



 Leia a abertura do livro “DIDÁCTICA MAGNA - Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos” e elenque as ideias pedagógicas que você encontrar.
VII.  A formação do homem faz-se com muita facilidade na primeira idade, e chego a dizer que não pode fazer-se senão nessa idade.
VIII.  É necessário, ao mesmo tempo, formar a juventude e abrir escolas.
IX.  Toda a juventude de ambos os sexos deve ser enviada às escolas.
X. Nas escolas, a formação deve ser universal.
XVI.  Requisitos para ensinar e para aprender, isto é, como se deve ensinar e aprender para que seja impossível não obter bons resultados.
XVII.  Fundamentos para ensinar e aprender com facilidade.
XVIII.  Fundamentos para ensinar e aprender solidamente.
XIX.  Fundamentos para ensinar com vantajosa rapidez.
XX.  Método para ensinar as Ciências em geral.
XXI.  Método para ensinar as Artes.
XXII.  Método para ensinar as Línguas.
XXIII.  Método para ensinar a Moral.
XXVI.  Da disciplina escolar.
XXVII.  As instituições escolares devem ser de quatro graus, em conformidade com a idade e com o aproveitamento.
XXVIII.  Plano da escola materna.
XXIX.  Plano da escola de língua nacional.
XXX.  Plano da escola latina.
XXXI.  Da Academia, das viagens e da associação didática.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

                                            Estudo e pesquisa: exigência docente        Ensejando a continuidade dos estudos e porvent...