Aprendizagem e sensibilidade
Escrita desenvolvida a
partir da atividade proposta pela Interdisciplina Didática, Planejamento
e Avvaliação[i]
Como
você imagina que este material didático era utilizado nas atividades escolares?
Penso
que o material era utilizado após os alunos fazerem experiências sensoriais,
brincadeiras, conversas sobre assuntos pertinentes à infância e música a permear as atividades. Após as
atividades, eram apresentadas as unidades fônicas/grafemas, as atividades
lúdicas/pedagógicas.
Você
encontra no seu cotidiano escolar elementos da pedagogia do Comênio? Elabore um
pequeno texto analisando as relações entre as ideias deste autor e seu contexto
de trabalho.
Sem
dúvida alguma, encontramos no cotidiano escolar elementos da pedagogia de
Comênio, porém aqueles não fazem parte do planejamento pedagógico das escolas,
mas no planejamento individual, ou seja, algumas/ns professoras/es pensam as
aulas do mesmo modo como Comênio propôs que fossem preparadas e desenvolvidas.
Uma
vez que algumas/ns professoras/es planejam as aulas cuidando da motivação das
crianças, a partir das necessidades e capacidades daquelas, do estímulo para que
a natureza seja percebida através dos sentidos, observando a alternância entre
descanso, brincadeiras, música, conversa e atividades dirigidas, há entre as
ideias de Comênio e estas/es professoras/es similaridades.
De
acordo com Comênio
“A
proa e a popa da nossa Didáctica será investigar e descobrir o método segundo o
qual os professores ensinem menos e os estudantes aprendam mais; nas escolas,
haja menos barulho, menos enfado, menos trabalho inútil”[...] Excerto de
DIDÁTICA MAGNA Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos, de João Amos
Komensky (Comênio)[ii]
Portanto,
urge que as escolas planejem aulas que sejam sedutoras, acolhedoras das
capacidades e necessidades das crianças para que todas/os professoras/as “ensinem menos e as crianças aprendam mais”.
Leia a abertura do livro “DIDÁCTICA MAGNA -
Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos” e elenque as ideias
pedagógicas que você encontrar.
VII. A formação do homem faz-se com muita
facilidade na primeira idade, e chego a dizer que não pode fazer-se senão nessa
idade.
VIII. É necessário, ao mesmo tempo, formar a
juventude e abrir escolas.
IX. Toda a juventude de ambos os sexos deve ser
enviada às escolas.
X. Nas escolas, a
formação deve ser universal.
XVI. Requisitos para ensinar e para aprender, isto
é, como se deve ensinar e aprender para que seja impossível não obter bons
resultados.
XVII. Fundamentos para ensinar e aprender com
facilidade.
XVIII. Fundamentos para ensinar e aprender
solidamente.
XIX. Fundamentos para ensinar com vantajosa
rapidez.
XX. Método para ensinar as Ciências em geral.
XXI. Método para ensinar as Artes.
XXII. Método para ensinar as Línguas.
XXIII. Método para ensinar a Moral.
XXVI. Da disciplina escolar.
XXVII. As instituições escolares devem ser de quatro
graus, em conformidade com a idade e com o aproveitamento.
XXVIII. Plano da escola materna.
XXIX. Plano da escola de língua nacional.
XXX. Plano da escola latina.
XXXI. Da Academia, das viagens e da associação
didática.
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