Dilema
Pós-Moderno
Dizemos que “as crianças não respeitam mais o
professor”, “as crianças não gostam da escola”. Como as crianças tivessem que
responder questões sem que estas sejam propostas ou mesmo impostas. Somente crianças frequentam instituições
escolares, ou os professores, funcionários, professores em cargos diretivos e
os “especialistas” também a frequentam?
Portanto, as interações entre alunos e demais
atores pertencem ao universo escolar e daquelas surgirão respostas,
discordâncias e dilemas. Sendo a escola “uma instituição que é um lugar na
cultura”(Momo, 2010, p. 74) é correto afirmar que aquela sofra as consequências
imediatas dos dilemas enfrentados pela sociedade em constante mudança,
principalmente na Pós-Modernidade, pois o período é marcado pela liquidez (lugar,
tempo e forma inexistem), pela efemeridade (tudo é descartável e instantâneo).
A indagação necessária sobre quais os motivos que
levam uma criança em idade escolar a não “gostar” de estar na escola ou
desrespeitar seus professores interessa a toda a sociedade, pois aquilo que o
aluno expressa no ambiente escolar é construído a partir das representações
sociais às quais ele está submetido e muitas daquelas chegam através da mídia.
As narrativas oferecidas (impostas) pelos meios de comunicação de massa
reforçam a instantaneidade, a descartabilidade.
Consequentemente teremos a contínua “perda de
autoridade” por parte daqueles que deveriam contribuir com a experiência, quais
sejam, aqueles que “vieram antes”, os que deveriam ser os anfitriões no mundo
criado por gerações pretéritas.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMara,
ResponderExcluirMuito pertinente tuas colocações sobre os sujeitos envolvidos no ambiente escolar. Entendo que não temos mais espaço para uma escola que impõem sem sequer estar envolvida com os alunos e com o meio onde aluno e escola estão inseridos. Precisamos retomar os Quatro Pilares da Educação: Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a conviver e Aprender a ser, e mudarmos esta realidade que se criou de que escola é ruim.
Entendo como urgente revermos posturas e fazermos diferente do discurso. A educação do século XXI propõe mudanças, e estas mudanças estão em ajustar o olhar e entender cada aluno e suas especificidades.
Talvez estas mudanças na forma do fazer pedagógico nos tragam as respostas sobre “o não gostarmos mais de estar na escola”, desta forma teremos uma educação satisfatória e significativa.
Abraços
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirMara querida, é difícil falar sobre um trabalho que ao meu ver,foi muito bem feito por isso quero te dizer que achei passível de qualificação o Dilema Pós- Moderno,não pelo seu conteúdo muito bem elaborado, mas apenas por algo que me ocorreu ao ter contato com um pequeno livro" Ensinando para transformar vidas" de Howard Hendricks e gostaria de acrescentar uma pequena contribuição!Abraços
Excluir