Narrativas corporais
Inicialmente deixo o registro da satisfação em assistir a
contação da história Caçador,
feita por Augusto Schallenberger. As
expressões faciais e corporais acrescentam muito ao enredo, aliás, o que
dinamiza o texto é a expressão, assim como na língua oral a entonação oferece o
mesmo.
Desde o início percebi o quanto é difícil para quem não
conhece LIBRAS acompanhar a história. Consegui identificar os sinais icônicos
como arma, avião, cavalo, frio, boné, porém aos poucos fui cansando ao tentar entender perdendo o fio condutor da narrativa.
No que se refere aos personagens, apreciei a maneira como
o sujeito surdo foi apresentado. De maneira realista mostraram a dificuldade do
ouvinte em conviver com aquele, em função de não saber comunicar-se. Na
sequência a necessidade aproxima os sujeitos surdo e ouvinte e a interação
acontece, demonstrando para o ouvinte que é possível através de outros
sentidos, especificamente neste caso a visão aliada à atenção, proporcionar ao
sujeito surdo a capacidade de caçar.
Devido à ignorância dos personagens no que se refere à
capacidade do sujeito surdo de caçar, um daqueles faz troça do grupo que vai
ser guiado pelo surdo dizendo que eles não conseguiriam caçar nada.
Porém, todos que
não acreditavam na capacidade do sujeito surdo em ter êxito como caçador, foram surpreendidos com a
bela caçada realizada por aquele e no outro dia estavam curiosos em conhecer a técnica.
Concluo, assim como iniciei este relato, satisfeita.
Dentre as razões, aprender novos sinais icônicos e arbitrários, assistir uma
história de outra maneira, perceber que podemos incrementar nossas narrativas
quando contamos aos ouvintes, utilizando mais nosso corpo e face, pois foi
muito bom ir unindo gestos e expressões.
Segundo Karnopp
(2010, p. 165) apud Silveira (2002, p.20) nenhuma linguagem
é neutra, nenhuma
linguagem ‘brota da natureza’... Ela é
marcada pelas contingências pragmáticas, pelas
práticas dos sujeitos
que a criam
e recriam continuamente.
Referências:
KARNOPP. Lodenir
Becker. Produções culturais de surdos:
análise da literatura
surda Cadernos de Educação
FaE/PPGE/UFPel | Pelotas [36]155174,maio/agosto
2010 Disponível em https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1605/1488
Acesso em: 03/07/16
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