quinta-feira, 20 de abril de 2017

                                        Mapeando minha turma


Ano: 2° Ano

Número de alunas(o): 18

Idade: 7/8 anos

Escola: EEEF Professor Olintho de Oliveira

Localização: Porto Alegre

Professora: Mara


   A turma tem como característica marcante a curiosidade. Sem necessitar de muitos estímulos, perguntam, comentam, defendem suas ideias.
   Após as leituras de histórias e textos em diferentes gêneros textuais, provoco-os para que expressem o que entenderam, se gostaram, se encontraram semelhanças com outras histórias conhecidas e sempre o resultado é estimulante. Deste momento aproveito o estímulo que os move e insiro conceitos que podem ser da área do letramento e alfabetização, tanto no que tange à língua materna quanto à matemática e das ciências humanas e da natureza.
  É inegável que estando no início do processo de educação formal e encontrando-se no período operatório (a partir dos 7 anos),apresentam dificuldade em entender que ao trabalhar em grupo necessitam combinar regras e estas serem respeitadas por todos, porém na medida em que são elaboradas atividades que exigem esta organização vão desenvolvendo o interesse em que haja êxito neste tipo de atividade e cooperam, auxiliando àquelas(o) que persistem na individualidade.
   Portanto, penso que a turma acolherá a proposta do trabalho de pesquisa que já tem o mote para iniciar, qual seja, dúvidas que foram apresentadas após a leitura e recitação de poesias, estas fazem parte de uma coleção que foi denominada As minhocas também amam e mamam... escrita por Mario Pirata.


Um comentário:

                                            Estudo e pesquisa: exigência docente        Ensejando a continuidade dos estudos e porvent...