quinta-feira, 14 de setembro de 2017

                                Diferenças e interações

Sem dúvida alguma, a escola como instituição responsável por sistematizar o arcabouço cultural elaborado pela humanidade ao longo dos séculos e daquele extrair e elaborar possibilidades para que os indivíduos possam acessar conhecimentos e deles elaborar novas estratégias e teses, tem como premissa a responsabilidade de proporcionar espaços capazes de acolher diferenças para que as interações resultem em diálogo apesar daquelas e as resultantes sejam o convívio harmonioso, a aquisição de conhecimentos, atitudes e habilidades.
     De acordo com Candau (2002),

“a diferença não se manifesta como compartimentalização de culturas separadas e sim como interlocução com aqueles com que estamos em conflito ou buscamos alianças.“ (Candau,2002, p.135 apud Canclini, 1999, p.123)


Portanto, fomentar a construção de espaços multiculturais na escola favorece a interlocução entre as diferenças.


Referências:
CANDAU. Vera Maria Ferrão. Sociedade, cotidiano escolar e cultura(s): uma aproximação, p.135. Educação & Sociedade, ano XXIII, nº 79, Agosto/2002


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