Diferenças e interações
Sem dúvida alguma, a escola como instituição responsável por
sistematizar o arcabouço cultural elaborado pela humanidade ao longo dos
séculos e daquele extrair e elaborar possibilidades para que os indivíduos
possam acessar conhecimentos e deles elaborar novas estratégias e teses, tem
como premissa a responsabilidade de proporcionar espaços capazes de acolher
diferenças para que as interações resultem em diálogo apesar daquelas e as
resultantes sejam o convívio harmonioso, a aquisição de conhecimentos, atitudes
e habilidades.
De acordo com Candau (2002),
“a
diferença não se manifesta como compartimentalização de culturas separadas e
sim como interlocução com aqueles com que estamos em conflito ou buscamos
alianças.“ (Candau,2002, p.135 apud Canclini, 1999, p.123)
Portanto,
fomentar a construção de espaços multiculturais na escola favorece a
interlocução entre as diferenças.
Referências:
CANDAU. Vera
Maria Ferrão. Sociedade, cotidiano escolar e cultura(s): uma aproximação,
p.135. Educação & Sociedade, ano XXIII, nº 79, Agosto/2002
Nenhum comentário:
Postar um comentário