domingo, 24 de setembro de 2017

Redes sociais e dialogia

Sem dúvida alguma, o advento da rede social acarretou mudanças potentes nas relações sociais, pois a mesma propiciou às pessoas a oportunidade de trocar ideias e informações sem que aquelas sejam obrigadas a ler ou ouvir se não for interessante, ou seja, a emissão e a recepção da informação estão sujeitas à decisão unilateral.
Apesar da conclusão acima, Leandro Karnal em entrevista ao programa Ponto a Ponto afirma que “há uma geração que só viveu quase a experiência virtual e pra esta geração não existe uma diferença muito grande entre contato e a intermediação...“, portanto para esta geração não houve impacto, pois foi por meio da rede social que aquela forjou a maneira de se comunicar diferentemente das gerações anteriores que balizavam a interlocução a partir do contato direto.
Em decorrência do comportamento autocentrado, resultante da possibilidade de excluir conversas, “emudecer” interlocutor, deletar amigos virtuais por não aceitar opiniões ou ideias, a capacidade de refletir sobre diferentes assuntos com base em opiniões diversas ou divergentes diminui e a dialogia fica comprometida.
Conforme Huhne (2000, p.15)) apud Freire, “ ...o ato de ler só se realiza mediante um espaço de relação dialógica com o autor... “, portanto se a mudança substancial ocorrida a partir do aparecimento da internet como plataforma de comunicação social é a dificuldade de diálogo e este é fundamental para a leitura a conclusão é que há muita informação circulando nas redes sociais em detrimento da formação.
Em vista disso, é inescapável, como docente e discente perseguir a ideia de que o diálogo é o mediador da aprendizagem e para tanto é necessário desenvolver estratégias e comportamentos capazes de superar atitudes autocentradas.

Referências:
HÜHNE. Leda Miranda. Metodologia científica: cadernos de textos e técnicas. 7 edição/3ª impressão. Rio de Janeiro: Agir, 2000



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