quinta-feira, 12 de outubro de 2017

                                     Sistemas de ensino e Inclusão

Leciono em uma escola que pertence ao mesmo bairro onde se localiza uma Comunidade Remanescente de Quilombos, já titulada, qual seja Areal da Baronesa. Deste Quilombo, a escola acolhe alunas e alunos e aquela ainda não previu ações capazes de inseri-los como membros da comunidade que compõe o bairro, portanto não são reconhecidos como tal. O que os diferencia como membros de uma comunidade remanescente de quilombolas deveria fazer parte do planejamento do PPP para que a instituição escolar pudesse discutir e fomentar ações capazes de tornar visíveis e aceitos comportamentos resultantes da vida em comunidade efetivamente.

   Conforme orientações e normativas expedidas pelo MEC, "os sistemas de ensino (estaduais e municipais) incluam as escolas localizadas em Comunidades Remanescentes de Quilombos nas demandas relacionadas à infraestrutura, formação de professores e aquisição de materiais didáticos específicos."

    Se algumas escolas acolhem alunos e alunas daquelas comunidades e havendo dispositivos legais e normativos para que sejam elaboradas práticas que sejam efetivas para o processo de inclusão daqueles, por que os discentes, oriundos das comunidades quilombolas ainda não são efetivamente acolhidos como tal?


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