Sistemas de
ensino e Inclusão
Leciono em uma escola que pertence ao mesmo
bairro onde se localiza uma Comunidade Remanescente de Quilombos, já titulada,
qual seja Areal
da Baronesa. Deste Quilombo, a escola acolhe alunas e alunos e aquela ainda
não previu ações capazes de inseri-los como membros da comunidade que compõe o
bairro, portanto não são reconhecidos como tal. O que os diferencia como
membros de uma comunidade remanescente de quilombolas deveria fazer parte do
planejamento do PPP para que a instituição escolar pudesse discutir e fomentar
ações capazes de tornar visíveis e aceitos comportamentos resultantes da vida
em comunidade efetivamente.
Conforme orientações e normativas expedidas pelo MEC,
"os sistemas de ensino (estaduais e municipais) incluam as escolas
localizadas em Comunidades Remanescentes de Quilombos nas demandas relacionadas
à infraestrutura, formação de professores e aquisição de materiais didáticos
específicos."
Se
algumas escolas acolhem alunos e alunas daquelas comunidades e havendo
dispositivos legais e normativos para que sejam elaboradas práticas que sejam
efetivas para o processo de inclusão daqueles, por que os discentes, oriundos
das comunidades quilombolas ainda não são efetivamente acolhidos como tal?
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