sexta-feira, 7 de dezembro de 2018


        


     CORPOREIDADE NA SOCIEDADE MODERNA E PÓS MODERNA

 “As neurociências são ciências naturais que estudam princípios que descrevem a estrutura e o funcionamento neurais, buscando a compreensão dos fenômenos observados. A educação tem outra natureza e finalidades, como a criação de condições para o desenvolvimento de competências pelo aprendiz em um contexto particular. Ela não é regulada apenas por leis físicas ou biológicas, mas também por aspectos humanos que incluem, entre outras, a sala de aula, a dinâmica do ensino-aprendizagem, a família, a comunidade e as políticas públicas.
Descobertas em neurociências não autorizam a aplicação direta e imediata no contexto escolar, pois é preciso lembrar que o conhecimento neurocientífico contribui com apenas parte do contexto em que ocorre a aprendizagem.  Embora ele seja muito importante, é mais um fator em uma conjuntura cultural bem mais ampla.” (COSENZA; GUERRA, 2011, p.143)

O desenvolvimento das potencialidades humanas deriva de vários fatores, como os citados no excerto acima e toda e qualquer atividade humana irá incidir sobre a percepção corporal e esta impulsiona as ligações  entre neurônios. As limitações momentâneas diante das exigências, solicitações advindas da escolha dos métodos, materiais, disposição do mobiliário, oferta de diversas estratégias terão papel fundamental para que o indivíduo possa construir possibilidades de estar com/no e, ao elaborar estratégias para compreender, realizar, inferir, junto aos pares e ao professor estará oportunizando ao sistema nervoso uma série de “fazer e desfazer ligações entre os neurônios como consequência das interações constantes com o ambiente externo e interno” (COSENZA; GUERRA, 2011, p. 36)




Referências:
COSENZA. Ramon M, GUERRA. Leonor B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende; O diálogo desejável. Porto Alegre: Artmed, 2011
ibid., p. 36


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