quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

                                                      
                                                   Como é essa escola?


     Uma cena. Vários atores. Pedagogias. Visões de mundo. Interações diversas.

    Fomos convidadas em 2018/1, como graduandas, a analisar uma cena escolar, na qual é apresentada uma escola, como muitas que conhecemos, na qual há professores que optaram por modelos e pressupostos distintos e a Direção da Escola também é também um dos atores na cena e este defende o Modelo Diretivo/ pressuposto epistemológico Empírico, portanto o quadro representa uma Escola composta por "várias escolas".

    Analisando o ambiente escolar no qual estou atuando e comparando com a cena acima citada, afirmo que o fracasso escolar no que se refere à alfabetização e ao letramento é resultado das escolhas aleatórias dos modelos/pressupostos epistemológicos e da ausência da pesquisa científica no que se refere a como o sujeito aprende.

 É interessante observar que, ao fazermos os conselhos de classe, ouve-se constantemente que "o aluno é preguiçoso, a família não ensina, o estudante veio de outra escola, a história familiar é assim (ninguém aprende)" e aquilo que deveria ser analisado (como o sujeito aprende ) não é elencado nas discussões e análises.

   Portanto, o fracasso escolar continuará sendo responsabilidade do aluno e da família e a escola estará isenta, assim como a sociedade.
      
                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

                                            Estudo e pesquisa: exigência docente        Ensejando a continuidade dos estudos e porvent...