quarta-feira, 11 de dezembro de 2019


                                                       "Alfabetizar ou letrar?"


    “Alfabetizar ou Letrar?”, foi a pergunta cunhada enquanto arquitetava o Projeto de Estágio e nele está gravada, pois, como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sou desafiada a cada ano letivo a selecionar atividades, projetos, pesquisas que possibilitem que os sujeitos, que chegam ao segundo ou terceiro ano, consigam evoluir nas hipóteses da escrita, assim como também na leitura, ensejando que os alunos progridam para além do decifrado para a leitura. 

    Diante deste desafio, o planejamento foi estruturado para proporcionar atividades, sistematizadas através de sequências didáticas com vistas à consolidação da Alfabetização através do Letramento, que responde à pergunta estruturante do Projeto de Estágio, citada acima. 

    Alfabetizar ou letrar?, pergunta norteadora da arquitetura do projeto e execução do Estágio Obrigatório, como também deste da monografia, exigência para a concessão do grau de Pedagoga, iluminou as pesquisas, as reflexões, compôs as dúvidas e a busca das certezas, sempre recaindo sobre a transitoriedade que a ação docente oferece.

     Esta reflexão sobre alfabetização e letramento acompanha-me desde o momento no qual fui designada para ministrar aula em uma turma de segundo ano, no ano de 2017. A turma era composta por alunos que ainda não estavam inseridos no sistema de escrita alfabética, tampouco tinham no gênero textual o suporte para alavancar a entrada naquele, através do domínio e avanço nas hipóteses da escrita.

    Desde então, pesquiso e planejo sob a égide da ciência, que nos coloca diante de um arcabouço robusto, no qual podemos vislumbrar o sujeito cognoscente que "é  alfabetizado quando reflete sobre o que lê e escreve de maneira crítica, como também é letrado como quando se apropria da leitura como também da escrita, portanto letramento e alfabetização são complementares e não opostos, e somente serão se os educadores não forem mediadores entre o conhecimento construído e as vivências que serão ferramentas na aquisição da linguagem, que é veículo do pensamento.", excerto da escrita postada no blog em 12/12/2018.

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